Como se escrevem as estações do ano?
As estações do ano são um elemento fundamental do calendário, pois influenciam diretamente nas condições climáticas e atividades relacionadas a cada período. No entanto, muitas vezes surgem dúvidas quanto à forma correta de escrever os nomes dessas estações.
Inicialmente, é importante destacar que as estações do ano devem ser escritas com letra minúscula em todos os casos, pois não se tratam de nomes próprios: primavera, verão, outono e inverno.
Além disso, é comum que sejam utilizadas variações no início do nome de cada estação, como ‘verãozinho’ ou ‘primaverinha’, por exemplo. Nesse caso, é importante lembrar que a grafia deve obedecer a mesma regra da forma original, ou seja, sem maiúsculas e sem acentos, como em ‘verãozinho’ e ‘primaverinha’.
Também é possível que surjam variações em termos de gênero, como a primavera e o outono. Nesses casos, é importante lembrar que a escolha do artigo deve seguir as regras de gênero da língua portuguesa, uma vez que se trata de uma característica gramatical, e não ortográfica.
Dessa forma, basta lembrar que as estações do ano são escritas sempre com letra minúscula e sem acentos, independentemente de eventuais variações ou gênero. Com essas dicas, não restará mais qualquer dúvida na hora de escrever as estações do ano!
Como se escrevem os meses do ano com o novo acordo?
Desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico em Portugal, existem algumas mudanças no modo como se escrevem os meses do ano.
Por exemplo, agora os meses devem ser escritos com letra minúscula, a não ser quando estiverem no início de uma frase.
Outra alteração é que não se utiliza mais o acento circunflexo em algumas palavras, como acontece com o mês de "fevereiro".
Há também a incorporação do "h" no mês de "setembro", que passou a ser escrito como "setembro".
Assim sendo, os meses do ano ficam da seguinte forma:
- janeiro
- fevereiro
- março
- abril
- maio
- junho
- julho
- agosto
- setembro
- outubro
- novembro
- dezembro
Importante salientar que, mesmo com as mudanças do Novo Acordo, o uso correto da pontuação e da gramática ainda são essenciais para uma escrita clara e correta. Portanto, é fundamental continuar estudando e aprimorando nossos conhecimentos da língua portuguesa.
Como escrever os dias da semana com o novo acordo ortográfico?
O novo acordo ortográfico trouxe mudanças na forma de escrever as palavras em português. Isso inclui também os dias da semana. Antes de mais nada, é importante lembrar que as regras se aplicam tanto ao português europeu como ao português brasileiro.
Uma das principais mudanças é a abolição do acento circunflexo nos dias da semana. Por exemplo, agora deve-se escrever "segunda-feira" em vez de "segunda-feira".
Outra mudança importante é a utilização das letras maiúsculas e minúsculas. Anteriormente, os dias da semana eram escritos com a primeira letra maiúscula, como em "Segunda-feira". Agora, deve-se escrever com todas as letras minúsculas, como em "segunda-feira".
Por fim, é importante lembrar que existem algumas exceções relacionadas aos nomes próprios de dias da semana e feriados. Por exemplo, "Sexta-feira Santa" mantém a primeira letra maiúscula por se tratar de uma data comemorativa importante.
Portanto, ao escrever os dias da semana de acordo com o novo acordo ortográfico, é preciso lembrar das seguintes regras: abolir o acento circunflexo e escrever com letras minúsculas, exceto em casos de nomes próprios e feriados.
Como se escrevem os dias da semana?
Os dias da semana são escritos com letra minúscula, exceto quando aparecem no início de frases, que devem ser escritos com letra maiúscula. Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo.
Os dias da semana em português estão relacionados a deuses e planetas. Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira têm origem na mitologia romana, enquanto sábado e domingo têm origem judaica e cristã. Por exemplo, terça-feira é derivada do deus Marte e sexta-feira da deusa Vénus. A palavra "feira" vem do latim "feria", que significa dia de mercado ou feriado religioso.
Os dias da semana também são abreviados com duas letras, por exemplo, "seg" para segunda-feira, "ter" para terça-feira, "qua" para quarta-feira, "qui" para quinta-feira, "sex" para sexta-feira, "sáb" para sábado e "dom" para domingo. É comum usar a abreviatura em calendários, agendas e formulários.
Em algumas línguas, como o inglês, os dias de semana são diferentes do português. Por exemplo, "Monday" para segunda-feira, "Tuesday" para terça-feira, "Wednesday" para quarta-feira, "Thursday" para quinta-feira, "Friday" para sexta-feira, "Saturday" para sábado e "Sunday" para domingo.
Conhecer os dias da semana é importante para organizar a rotina e marcar compromissos. Saber como escrevê-los corretamente evita erros de comunicação e transmite profissionalismo e cuidado com o idioma.
você está procurando emprego?
Está procurando emprego?
Está procurando emprego?