LINKEDIN: Como melhorar o seu historial profissional
Lembra-se dos dias em que imprimiu ou escreveu o seu CV, depois dobrou-o num envelope, acrescentou um selo e levou-o para a estação dos correios mais próxima? Embora isto possa parecer antiquado, só passou uma década desde que o correio era uma forma aceitável de chegar a tribunal e ser cortejado por potenciais empregadores.
Os candidatos a emprego modernos têm à sua disposição um conjunto completamente novo de ferramentas para levar as empresas a olhar a sua experiência. Sites de rede profissionais como o LinkedIn são cada vez mais populares não só para a criação de redes, mas também para recrutadores que procuram os melhores e mais brilhantes talentos. Dada a importância do seu perfil no mundo profissional moderno, é importante que a sua página no LinkedIn transmita a informação e o tom certos para ajudar a atrair o interesse dos recrutadores-chave.
O seu resumo do LinkedIn é uma breve introdução aos seus pontos fortes profissionais - como é o seu perfil actual, e será que faz o suficiente para o ajudar a ter as melhores hipóteses de conseguir empregos lucrativos e gratificantes? Se a resposta for não, ou não sei, não temam! Aqui estão dicas úteis do Jobatus para melhorar o seu resumo de fundo do LinkedIn.
Evitar frases sonantes
Podem ter trabalhado para o Fonz, mas quando se trata das suas frases profissionais, não vão atrair a atenção do tipo" correcto". O que queremos dizer exactamente com isso? Para o ajudar com este exercício de exorcismo de palavras, verifique a sua biografia do LinkedIn para afirmações, frases ou adjectivos que podem não significar nada sem algum contexto.
Um jogador de equipa auto-motivado parece certamente um papel impressionante, mas sem realizações ou descrições reais das suas acções, a sua definição de ser um "lutador" pode significar que ninguém precisa de dizer-lhe para encher a cafeteira. Então trabalha bem sob pressão, certo? Tal como aquele adorável aparelho de limpeza a vapor que o pessoal de manutenção utiliza para limpar o tapete.
Resumindo, afaste-se dos ditos comuns ao descrever os seus pontos fortes. Em vez disso, concentre-se nas realizações físicas, tais como o número de membros da equipa que formou ou o aumento do número de vendas. Isto não só o ajudará a reflectir os seus pontos fortes, como também o ajudará a diferenciar-se de qualquer outro candidato que se descreva a si próprio como um auto-iniciador.
Partilhe as suas conquistas
Ainda que falar de si próprio com essa beleza no bar possa parecer um pouco pretensivo, o mesmo não se pode dizer quando se trata de mostrar os seus pontos fortes em plataformas de redes profissionais. Para atrair a maioria dos recrutadores e gestores de contratação, certifique-se de que o seu resumo de antecedentes no LinkedIn não é apenas uma lista de posições anteriores.
Em vez de servir como um currículo alternativo, o seu resumo do LinkedIn é o local onde pode falar sobre os seus objectivos e realizações individuais. Considere desenvolver uma "proposta de venda única" para ajudar a comunicar os seus pontos fortes individuais. Uma USP é uma frase de uma a duas que inicia um resumo dos seus antecedentes e descreve quem você é, o que procura e o que pode fazer pelo empregador certo.
Para ajudar o seu resumo a destacar-se, inclua um punhado das suas principais realizações, suficientemente descritas para que sejam compreensíveis mesmo para aqueles que não operam no seu campo individual. Partilhar uma lista de responsabilidades actuais e passadas. A introdução de um conjunto de competências relevantes ajudá-lo-á a mostrar-se na procura de candidatos relevantes na sua área escolhida.
Use as palavras-chave certas
Quando estiver a colocar os toques finais no seu resumo de fundo do LinkedIn, não descuide essa pesquisa de palavras-chave. Um resumo de fundo é apenas tão bom como a sua capacidade de ser visto. Palavras-chave, para além das suas qualificações e realizações, podem levá-lo ao topo da lista dos que procuram candidatos de qualidade.
Não tem a certeza de quais as palavras-chave a incluir no seu currículo? É aqui que um pouco de investigação do LinkedIn virá a ser útil. Experimente alguns descritores que pensa que se podem aplicar à sua área e veja que categorias de perfis aparecem no LinkedIn. Tem colegas profissionais na sua área específica? Tente visitar a sua página pessoal para ajudar a identificar as palavras-chave que escolheram incluir.
você está procurando emprego?
Está procurando emprego?
Está procurando emprego?